Os robôs se deslocam por corredores transportando amostras de sangue, roupas, lixo, alimentos, resultados de exames, medicamentos e outras coisas, liberando o tempo de profissionais em vários setores do hospital, que antes tinham que se deslocar, ou esperar por entregas, muitas vezes demoradas.
As máquinas funcionam 24 horas, 7 dias por semana, para efetuar entregas regulares ou on-demand. Podem ser personalizadas conforme a estrutura de um edifício, armazenando em seu sistema informações sobre a planta do prédio em CAD para funcionar como um mapa.
Um sistema a base de laser ajuda no desvio de obstáculos e pessoas, e dispositivos de comunicação sem fio abrem portas e chamam elevadores. Caso o robô fique preso por não conseguir superar algum obstáculo, ele irá solicitar ajuda verbalmente para algum ser humano que esteja por perto.
Fabricados pela empresa americana Aethon
, os robôs já são utilizados em hospitais no EUA. Há um projeto para sua adoção na Europa, através do Danish Technological Institute (DTI)
e o hospital dinamarquês Sygehus Sønderjylland foram iniciados testes visando sua introdução em hospitais na Dinamarca.Referências:
Danish Technological Institute
Robot is being tested at Danish hospital

The European Robotics Coordination Action
Logistics and automation with hospital robots

Singularity Hub
Incredible TUG Robots Automate Delivery in Hospitals
por Aaron Saenz
Nenhum comentário:
Postar um comentário